A IP Engenharia, do Grupo Infraestruturas de Portugal, reuniu no dia 21 de maio com o Ministério da Economia e Planeamento de Angola, com vista ao estabelecimento de uma relação de cooperação no âmbito da capacitação sobre a área das parcerias público-privadas.
António de Jesus Pombal, Diretor Nacional para a Integração, Cooperação e Negócios do Ministério da Economia e Planeamento, liderou a delegação composta, também, por Marcelino Cerca Pinto, Diretor Nacional para a Economia, Competitividade e Inovação, e por Mara Simões de Almeida, chefe do Gabinete para as Parcerias Público-Privadas.
A comitiva foi recebida na sede do Instituto de Mobilidade e Transportes (IMT) pelo Administrador Delegado da IP Engenharia, Amílcar Monteiro, que relembrou a importância das parcerias público-privadas para o desenvolvimento sustentável das infraestruturas em Angola e a necessidade de capacitação das instituições para um programa nacional neste sentido.
Numa altura em que o Governo de Angola pretende estabelecer uma nova metodologia para um programa nacional de parcerias público-privadas, que irá acarretar mudanças significativas na atual configuração institucional, o Grupo IP disponibilizou-se para contribuir com a sua experiência na conceção e definição de uma nova estrutura organizacional e para a capacitação ao nível do planeamento estratégico.
Assinala-se o facto de este ser o primeiro passo para uma possível Assistência Técnica assente na sustentabilidade e na gestão de ativos que muito pode beneficiar as duas entidades envolvidas, nomeadamente, pela capacitação do Ministério da Economia e Planeamento de Angola para os desafios que tem na operacionalização das suas atividades.
A visita desta delegação é resultado das boas relações que têm sido desenvolvidas institucionalmente no âmbito internacional, com especial relevância para a cooperação com os países de expressão portuguesa.


